Equipe de Manaus vence o concurso
Foi anunciado o projeto vencedor do Concurso Nacional de Arquitetura para a Praça do Natal, a ser construída na capital do Rio Grande do Norte.
O projeto vencedor é de autoria da equipe zerOgroup/Unique, de Manaus (AM), composta pelos arquitetos Eduardo Quintella Florêncio, Ivvy Quintella e Laurent Troost.
O segundo lugar ficou com o arquiteto Mário Figueroa (SP), do Estúdio América, e o terceiro ficou com Fernanda Cláudia Lacerda Rocha (CE). As menções honrosas foram para os projetos de Glênio Leilson Ferreira Lima (RN), Paulo de Siqueira Campos Junior (PE) e Bruno Melo Braga (CE).
Vale lembrar que o concurso era iniciamente restrito a equipes que tivessem a participação de arquitetos registrados no Rio Grande do Norte. Essa restrição foi posteriormente revista, e o concurso passou a ser aberto aos arquitetos de todo o país.
Segundo os autores, “a proposta foi desenvolver um monumento que se destacasse na cidade como um ponto turístico. O conceito do projeto agregou as principais características de Natal, com dunas, alusão ao Morro do Careca e a referência à árvore de Natal que marcará o monumento durante o período natalino.”
“Passamos uma semana em Natal para fazer pesquisa, porque utilizar apenas fotos da capital como base para o projeto não seria o bastante”, destacou o autor do projeto.
Segundo Lúcio Dantas, presidente do IAB-RN, , “o projeto escolhido foi o único que atendeu a todas as exigências do edital, incluindo a característica de ser um monumento sustentável, que privilegia as áreas verdes e oferece total aproveitamento do espaço. (…) Além da plasticidade, o projeto vencedor é versátil e oferecerá à cidade uma estrutura completa de lazer e entretenimento, além de ser um marco arquitetônico para a capital”.
Algumas imagens da proposta vencedora:
[Esta notícia é uma parceria com o ]
Pingback: Concurso Nacional – Praça do Natal – Natal – RN « mdc . revista de arquitetura e urbanismo