Concurso Nacional – Nova sede do CREA-PR – Curitiba – Resultado

Escritório de Porto Alegre vence o concurso

Anunciados os premiados do Concurso Público Nacional de Arquitetura para a sede do CREA – Paraná em Curitiba, após julgamento realizado em duas etapas (ata final publicada em 01.jun.2009).

Premiados: (clique sobre os nomes para visualizar os projetos)

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

Comissão Julgadora

Armando de Oliveira Strambi, Presidente

Paulo Marcos Mottos Barnabé, Relator

José Hermeto Palma Sanchotene

Sérgio Roberto Parada

Ubyrajara Gilioli

_____________________________________________________________________________

Critérios de Julgamento

Implantação – ocupação do terreno; agenciamento; orientação natural e acessos.

Programa de Necessidades – objetividade e clareza em seu atendimento; atenção às áreas necessárias aos diversos ambientes e aos pés-direitos recomendáveis.

Fluxograma – circulações horizontais e verticais; interligação entre atividades afins; flexibilidade para ocupação e compatibilização entre os sistemas estruturais e das instalações.

Cumprimento à legislação – da Prefeitura Municipal de Curitiba; do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná; das Concessionárias; parâmetros construtivos e dimensionamento dos ambientes.

Acessibilidade – respeito à legislação geral que dispõe sobre a mobilidade integral de idosos e portadores de deficiências físicas.

Técnica Construtiva – sistema estrutural; sistemas de instalações prediais e especiais; sistema construtivo; especificações gerais; materiais de acabamento; economicidade e exeqüibilidade.

Conforto – utilização de sistemas naturais e artificiais de ventilação; de iluminação; de redução de carga térmica e de proteção acústica; de conforto térmico e acústico.

Eco-eficiência – captação e tratamento de águas pluviais; baixo consumo energético durante a construção; redução de recursos naturais consumidos na obra; eficiência energética do conjunto arquitetônico durante seu uso; geração de energia própria; economia de recursos naturais.

Composição – Criatividade e harmonia das formas e proporções da edificação.

Custo da construção – em atendimento ao limite financeiro estabelecido, com apresentação de orçamento sintético.

_____________________________________________________________________________

Sobre o Concurso

O concurso foi lançado em 12.jan.2009, com o slogan “Em Foco: sustentabilidade”, com o objetivo de (segundo o edital) “identificar os projetos que contemplem a sustentabilidade ambiental em toda a cadeia produtiva da construção, como por exemplo, reaproveitamento de água da chuva, economia de energias, gerenciamento correto de resíduos com ventilação e iluminação natural, correto  uso de materiais in natura e acessibilidade.”

Ainda segundo o programa, o concurso deveria priorizar a qualidade do projeto e a inclusão dos projetos complementares e da sustentabilidade.

De acordo com o arquiteto Jeferson Dantas Navolar (IAB PR), coordenador do concurso, “o CREA-PR dá exemplo à sociedade optando por um concurso público que valoriza o profissional e o debate da produção da arquitetura e não somente o preço final da obra”.

Obra – A nova sede será construída em um terreno do Conselho de 2,6 mil metros quadrados a uma quadra do Shopping Mueller, na região central da cidade. A previsão é de que tenha aproximadamente 10 mil metros quadrados de área construída. Segundo o vice-presidente do CREA-PR e membro da comissão que organiza o concurso, engenheiro civil Gilberto Piva, a obra será importante para uma maior integração entre as áreas do Conselho. “Além de reduzir custos e agilizar o atendimento às demandas profissionais”, afirma. Atualmente o CREA em Curitiba funciona em dois locais distintos e que foram adaptados para as atividades do Conselho.

[Esta notícia é uma parceria com o ]

Sobre Danilo Matoso

Arquiteto e Urbanista Brasília - DF
Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta