Angelo Bucci | Alvaro Puntoni
SPBR arquitetos
A característica a mais notável do local onde a casa esta implantada é um desnível de seis metros que separa a rua de um plano inferior do terreno junto a um pequeno bosque na vertente oposta. Da rua não se vê claramente o nível inferior do terreno porque o plano cai abruptamente. Mas destaca-se a massa arbórea posterior como um pano de fundo desta paisagem inusitada, fruto da implantação da rua neste loteamento.
O programa junta duas finalidades diferentes: uma casa e um escritório, um lugar onde se vive e trabalha. Embora estas duas funções compartilhem o mesmo espaço, são tão separadas quanto possível.
A casa foi implantada em dois níveis compreendidos na distância que separa a rua do plano inferior, sua estrutura vai aos limites do terreno e define o espaço inferior onde está a habitação aberta para os pátios junto ao bosque e ao córrego.
O nível da rua foi inteiramente preservado e ampliado através da pequena praça de acesso, na mesma cota, que se estende sobre a cobertura da casa através de uma ponte de aço – a única entrada do edifício. Daí se vai à casa ou ao escritório por percursos que exploram as possibilidades espaciais daquela situação topográfica particular.
Uma escada de concreto conduz à varanda que remete o olhar à situação peculiar da casa no terreno, abaixo do nível da rua, e dali se entra na sala ou cozinha. Seus espaços são integrados com as arvores, o pequeno vale, jardins, e a piscina linear situada no nível do chão. A casa incorpora a natureza exterior dentro: uma porta de vidro deslizante abre completamente o estar para o terraço, criando um único espaço. Os dormitórios e o pátio inferior também se ligam no nível inferior. A cozinha esta atirantada na estrutura principal e libera os espaços inferiores para os seus usos.
O escritório, constituído por duas lajes estruturadas por uma grande viga superior apoiada em dois pilares, é o único volume visível da rua. Suas dimensões de 3 metros de largura e 25 metros de extensão remetem à idéia de um tubo aberto em ambas as extremidades. Conseqüentemente, as janelas oferecem outras vistas: mais longínquas que próximas, mais paisagem do que um espaço intimo.
A estrutura é em concreto armado. Além de seus materiais principais, concreto e de vidro, esta casa é projetada essencialmente baseada na geografia e na paisagem do local. Os acabamentos são simples: pisos monolíticos em concreto branco e mosaico português também branco. Assim poucos elementos significam mais concentração no trabalho solicitado durante seu processo de construção. Faz mais fácil de controlar o orçamento e propicia-nos focalizar nas etapas necessárias para construir a casa.
[texto fornecido pelos autores do projeto]
projeto executivo
Download do projeto executivo completo em formato PDF
2,8Mb . 26pranchas
_
__
De modo a evitar conflitos com seu browser, clique sobre o link com o botão da direita de seu mouse e salve o arquivo em seu computador para em seguida abri-lo.
galeria
_
Local: Carapicuíba – SP Ano do projeto: 2003 Obra: 2008 Área do terreno: 450m² Área construída: 415m² Arquitetura:Angelo Bucci e Alvaro Puntoni [SPBR arquitetos] Colaboração: Ciro Miguel, Fernando Bizarri e Juliana Braga Estrutura: Ibsen Pulleo Uvo e Ruy Bentes Instalações: Mauro Rodrigues Pinto Paisagismo: Klara Kaiser Construção: Alexsandro Bremenkamp Fotos: Nelson Kon Website/contato: | |
_
Obrigado por compartilhar!
Caros,
Esta casa está à venda? Desculpem-me pela pergunta incisiva, mas o projeto é muito interessante, já fui moradora de Carapicuíba e fiquei curiosa inclusive quanto à localização.
Obrigada.
caros editores,
o projeto executivo está incompleto. está faltando as pranchas 01, 02 e 03.
abraço!
bem observado, Mika. Está faltando alguns formatos.
abraços fraternos
Queridos…..
Parabéns pelo este trabalho fantástico, gostei muito o jeito de aproveitamento os espaços, e os níveis em que for feito,,,,,,,,,,, e também pela coragem que os arquitetos já tem para projetar este tipos de casas deferente…….
abraço.
Meus caros amantes da ARQUITETURA,
essa casa é realmente fantástica, mas existe uma outra que vale a pena observar,
é a casa conhecida como “a casa do morro do Querosene em SP”.
Vejam nesse link:
Abraços!
Pingback: