Depois de um intervalo de 10 anos, a MDC retoma a publicação de projetos executivos completos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, dando continuidade à iniciativa proposta e conduzida por Danilo Matoso Macedo, editor-chefe da revista entre os anos 2006 e 2013. O extenso conteúdo publicado no período continuará disponível; sua relevância foi reconhecida em diversos momentos. O mais recente ocorreu na exposição Infinito Vão – 90 anos de arquitetura brasileira, apresentada em 2019 na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, Portugal, que destacou a MDC entre as publicações independentes da última década.
A MDC retorna, a partir de 2023, sob a coordenação do grupo de pesquisa Ateliê Américas, sediado na Escola de Arquitetura da UFMG. De um lado, esse retorno redefine o perfil da publicação revendo a sua abrangência temática, que passa a concentrar o foco na publicação de projetos executivos. De outro lado, em consonância com os interesses de pesquisa do grupo, pretende paulatinamente ampliar a abrangência geográfica das obras para toda a América Latina.
Publicar projetos completos disponibilizando os arquivos em formato PDF para download pelos leitores significa disseminar um conhecimento imprescindível para o aprimoramento técnico e conceitual do campo profissional da arquitetura e urbanismo. A oportunidade que o meio digital oferece, não restrito ao espaço das páginas das revistas impressas e às limitações de custo inerentes à mídia convencional, é o que permite que esse conteúdo, usualmente restrito aos escritórios de projeto, possa circular entre estudantes e profissionais e se colocar como objeto de reflexão para o meio acadêmico.
Tomar o projeto como ponto de partida para estimular a reflexão crítica e a construção teórica é o pressuposto que ampara a linha editorial da revista. Nesse sentido, o projeto não será tratado como ilustração de conceitos em textos críticos, mas como o próprio motivo – objeto central – capaz de provocar uma reflexão centrada no fazer, compreendendo-o como uma forma específica de conhecimento. Com a construção lenta e consistente de um acervo de projetos executivos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, pretendemos fomentar paralelamente a construção de uma produção teórico-crítica que promova um saber-fazer plural e coerente com os contextos sociais, econômicos, ambientais e culturais do Brasil e da América Latina.
Esta retomada se inicia com uma obra fundamental da arquitetura brasileira recente: o Instituto Moreira Salles – IMS Paulista – projetado pelo escritório Andrade Morettin, a quem agradeço imensamente pela generosa disponibilidade, e através de quem estendo o agradecimento a todas e a todos os colegas arquitetas e arquitetos que terão suas obras publicadas na MDC.
Desejamos uma boa leitura a todas e todos!
Carlos Alberto Maciel
Editor
Que bela notícia!!! Uma excelente revista que merece reviver divulgando excelente conteúdo!
Parabéns e vida longuíssima!!j
Que otimo!!!
Que notícia maravilhosa, eu tinha por hábito navegar por aqui desde antes da revista sair de férias, e essa semana constatei sobre o retorno. Parabéns e viva! a revista mdc.
Notícia maravilhosa! :)
Muito bom, gente. Parabéns pelo trabalho.
Que ótima notícia!! E que surpresa maravilhosa!! Parabéns! Disponibilizar conteúdo tão raro e necessário para o aprendizado profissional e disseminação do verdadeiro trabalho dos arquitetos é uma iniciativa fantástica!!