Por Sotero Arquitetos
Praça Marechal Deodoro (texto fornecido pelo autor)
Situada no bairro do Comércio, a Praça Marechal Deodoro é delimitada pelo Mercado do Ouro, pela Avenida Jequitaia e pela falha geográfica entre os bairros do Comércio e Santo Antônio Além do Carmo. Espaço público de grande potencial, esta praça se encontrava subutilizada. Apesar da massiva área verde, a praça era carente em equipamentos, apresentando áreas degradadas ou obstruídas. A iluminância era precária e o espaço mal distribuído, sem ordenamento.
Antes (fotos de Sotero Arquitetos) e depois (fotos de Tarso Figueira)
O projeto apresentado teve por iniciativa requalificar os setores existentes na praça:
Mobilidade – foi ampliada e melhorada a área dedicada ao pedestre: um redesenho do sistema viário no entorno da praça e a retirada do estacionamento que obstruía o espaço. Os abrigos do ponto de ônibus foram substituídos visando ampliar a área abrigada, a circulação e ordenamento dos usuários. A ciclovia foi incorporada à praça por entre as fileiras de árvores.
Fotografia: Tarso Figueira
Cívica – extremamente importante na caracterização da praça, a flora existente (predominantemente composta por oitizeiros) foi preservada, mantendo assim, seus aspectos visuais e históricos. Nova iluminação e mobiliário foram agregados a fim de garantir a qualidade de um espaço livre para ser utilizados por todos usuários. O Monumento das Nações foi preservado na proposta da requalificação.
Fotografias: Tarso Figueira
Lazer – foi proposta a criação de um equipamento para o uso da população local, misturando diversão e esporte. Possibilitando um espaço tanto para crianças, que podem aproveitar os novos brinquedos, quanto para os adultos que desejam fazer atividades físicas.
Os dois elementos que mais influenciaram no desenho da praça foram os ritmos de implantação das árvores existentes e dos pilotis das edificações modernistas vizinhas. Os eixos de alinhamento das árvores sugeriram, naturalmente, a setorização dos usos da praça entre (1) mobilidade: com o novo ponto de ônibus e ciclovia; (2) cívico: com a esplanada central como grande eixo de conexão com o entorno; (3) espaço de lazer para os moradores da região, a partir da remoção de um estacionamento privado que ocupada cerca de 1/3 da área da antiga praça.
Planta geral + cortes longitudinal e transversal
Os novos abrigos para ponto de ônibus se apropriam da modulação e diâmetro dos pilotis existentes nos edifícios modernistas vizinhos, estendendo esse ritmo ao longo da borda da praça com a Avenida Jequitaia. Esses eixos ora são utilizados para pilares (vão de 12m), ora são utilizados para apoio dos bancos (vão de 4m). Possuem estrutura mista, com pilares em concreto armado (melhor desempenho na compressão e robustez antivandalismo) e madeira laminada colada na estrutura da cobertura (melhor desempenho estético e na resistência à tração).
Fotografias: Tarso Figueira
projeto executivo
EXECUTIVO COMPLETO:
15 pranchas (pdf).
31,36mb
localização e ficha técnica do projeto
Local: Salvador (BA)
Ano de projeto: 2018
Ano de conclusão: 2020 (julho)
Área do projeto / lote: 21.395,90 m²
Arquiteto responsável (autor): Adriano Mascarenhas
Equipe de projeto: Eric Cabussu, Helder da Rocha, Saulo Coelho
Complementares
Estrutura de concreto e fundações: Ana Cristina de Mattos Moraes Andrade
Estrutura de madeira: Guilherme Corrêa Stamato
Infraestrutura urbana: Edgard Álvares Neto
Paisagismo: Adriano Mascarenhas
Fornecedores
Madeiras: Madeireira Água de Meninos
Pedra Portuguesa: Pedras Jacobina
Granitos: Wingramar
Mobiliário: MMCité
Execução Estrutura MLC: Qualy Engenharia
Fotografia: Tarso Figueira
Contato: contato@soteroarquitetos.com.br
galeria
colaboração editorial
deseja citar esse post?
MASCARENHAS, Adriano. “Requalificação Urbanística da Praça Marechal Deodoro”. MDC: Mínimo Denominador Comum, Belo Horizonte, s.n., jul-2023. Disponível em //www.28ers.com/2023/07/18/praca-marechal-deodoro/. Acesso em: [incluir data da consulta].